Cultuarte 12 Anos de Artesanato e Empreendedorismo no Centro Histórico

Completando 12 anos de atividades no mês de novembro/2017 a associação, que tem o artesanato como principal fonte produtiva, "transformou-se numa vitrine para os artesãos baianos apresentarem seus trabalhos", afirma a presidente Verônica Lemos.

A Cultuarte surgiu através da participação de um grupo de artesãos na 1a Feira do Empreendedor Afrodescendente, com o objetivo de gerar uma fonte de renda para os trabalhadores envolvidos.

Fundada em 3 de novembro de 2005, na Ladeira de Ordem Terceira de São Francisco, no Pelourinho (Salvador-BA), além da Feira que acontece na praça da Sé e os diversos eventos em que está presente, a Cultuarte Bahia tem um espaço fixo que funciona como uma grande vitrine para seus associados na Rua das Laranjeiras, 48 – Pelourinho, funcionando das 9 às 16h.

Praticando o Comércio Justo e Solidário, o empreendimento coletivo conta com o apoio do SEBRAE(Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa) e da SEMUR (Secretaria Municipal da Reparação de Salvador).

A Associação Cultuarte Bahia realiza uma feira de artesanato especial na Praça da Sé. Além de um vasto leque de produtos artesanais, opções gastronômicas com destaque para o tabuleiro de uma baiana com tudo que tem direito, abrindo espaço para apresentação da banda percussiva CRILevada, repentistas, trios de forró, e aulões de Dança Afro, com a professora de Dança Tatiana Campelo. todos os anos no mês de novembro são mais do que justas todas as referências e homenagens a Zumbi e a luta pela valorização da cultura afro. Assim a Feira da Cultuarte na Praça da Sé, irá sempre, com toda certeza, celebrar no Centro histórico durante os 3 dias do evento dando ênfase a Semana da Consciência.

Ações:
  • Feira da Cultuarte
    Beneficiários: 96 artesãos, além de projetos Sociais que comercializam o produto dos seus assistidos no referido evento.
    Quando: Uma vêz por mês, exceto o mês de Junho devido as chuvas e ventos fortes, no período de três dias, quinta sexta e sábado, das 9 às 18h
    Onde: Praça da Sé
  • Gestão e Comercialização nos Showrooms de Artesanato nas Lojas da CFA – Coordenação de Fomento ao Artesanato, no Porto da Barra e Pelourinho
    Beneficiários: 143 artesãos de Salvador e interior do Estado.
    Quando: de segunda a sexta das 9 as 18 horas e sábados de 9 as 13 horas
    Onde: Porto da Barra ( antigo Instituto Mauá) Rua Gregório de Mattos, Pelourinho
    Tel: (71) 3106-1736/99157-8998
  • Gestão e comercialização em Showrrons Intinerantes, como o Brasil Original e na Flica em Cachoeira.
  • Educação continuada, aos artesóes assistidos pela instituição, em parceria com o SEBRAE Bahia, com oficinas de formação de preços, empreendedorismo, planejamento estratégico e design.
Breve Curriculo da Cultuarte

Na sua trajetória, com base na autogestão, e na prática do comércio justo, conseguiu significativas vitórias destacando-se:

  1. A mudança de endereço do Centro de Comercialização - localizado atualmente no mesmo bairro, onde foi fundada a associação, para um local mais movimentado de fácil acesso ao seu principal público consumidor os turistas que visitam o Pelourinho.
  2. Implantação de feiras denominadas “Feiras da CULTUARTE” que são realizadas na Praça da Sé , que acontecem todos os anos, desde 2008.
  3. Parceria com o SEBRAE e a CFA- Coordenação de Fomento ao Artesanato/SETRE em comercialização e gestão em showroom de artesanato.
  4. Parcerias em projetos de inclusão social, como: CESOL, ADESOL, FORÇA FEMININA, CAPS, COOPARTES, JOVENS CAMINHADO DE MAOS DADA, MULHERES RENDEIRAS DE ILHA DE MARÉ, dentre outros.
  5. Feira do Empreendedor 2011, 2013 do Sebrae.
  6. Prêmio Mulher de Negócios – Categoria coletiva 2012.
  7. Prêmio Jornalismo e Desenvolvimento Regional do Banco do Nordeste.
  8. Participação nos diversos Encontros de Artesãos patrocinados pelo SEBRAE/BA e Instituto Mauá.
  9. Recebeu o SELO DA DIVERSIDADE 2012 a 2017 pela SEMUR
  10. Participação na EXPOMINAS em Belo Horizonte/MG, Novembro/2011 a 2016.
  11. Participação no XV Encontro Internacional de Negócios do Nordeste - Em Recife-PE 2011, Salvador – 2012, Fortaleza - 2013 e Natal 2014.
  12. Participação no III Encontro Internacional de Comércio Justo – Rio de Janeiro-RJ
  13. Participação IV Rodada de Negócios de Artesanato Da Bahia, Parceria SEBRAE e Instituto Mauá no Hotel Golden Tulip.
  14. Participação na Expo Brasília em Brasília/DF,Centro de Convenções, Novembro/2011 e Novembro/2012 e Novembro/2013.

Nossa Equipe


VERÔNICA LEMOS
(Presidente)


LEIDE LOPES
(Vice-Presidente)


JOSELIA SOUZA
(Tesoureira)


VAJURACI SILVA
(Primeira Secretária)


AUGUSTO NETO
(Coordenador Geral de Eventos)


LUANA DANTAS
(Comercial)


BEATRIZ ROCHA
(Comercial)


ALEXANDRA SILVA
(Comercial)


RITA SERRÃO
(Comercial)