Cultuarte Cutuarte





Tendo o artesanato como principal fonte produtiva, a Associação de Cultura e Arte – Cultuarte Bahia -, fundada em 03 de novembro de 2005, na Ladeira de Ordem Terceira de São Francisco, no Pelourinho (Salvador-BA), surgiu através da participação de um grupo de artesãos na 1ª Feira do Empreendedor Afrodescendente, com o objetivo de gerar uma fonte de renda para os trabalhadores envolvidos.

Praticando o Comércio Justo e Solidário, o empreendimento coletivo conta com o apoio do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa) e da SEMUR (Secretaria Municipal da Reparação de Salvador).


O espaço, que reúne artistas dedicados a artesanato, moda, decoração, culinária e dança afro, vai beneficiar a cidade e valorizar ainda mais a cultura negra na Bahia. Para Verônica Lemos, presidente da associação, a Cultuarte irá mais além. “Temos produtos bem diversificados. É mais um atrativo aos baianos e turistas que poderão conhecer mais sobre as nossas raízes africanas”, afirma.


Através da prática de uma gestão democrática e participativa, a Cultuarte, que hoje conta com 25 fundadores, desenvolve ações, como:

 

-    Implantação do Centro Comercial no Centro Histórico de Salvador - Pelourinho, local famoso e de fácil acesso, em especial para seu consumidor-alvo: baianos e turistas;

-    Feiras denominadas "FEIRA DA CULTUARTE", realizadas na Praça da Sé e Praça Municipal, com a participação de 25 Veronica Lemosartesãos (que são estatutários) e cerca de 52 associados externos, que expõem somente em feiras e eventos;

-    Parcerias em projetos de inclusão social, como: ADESOL, FORÇA FEMININA, CAPS, MENINOS DE PEDRA, COOPARTES, dentre outros.


A busca pela exclusividade e criatividade nas peças artesanais criadas pelo grupo visa a ampliar os canais de comercialização, assegurando a inclusão social e a geração de renda para todos os associados.

Nesse contexto, mais de 50 famílias são beneficiadas com a produção e comercialização de produtos reconhecidos e valorizados pela qualidade e valor histórico.

Contudo, o maior valor defendido pela Cultuarte sempre será o NÓS: nós fazemos juntos, nós precisamos de parcerias, nós respeitamos o meio ambiente, nós interagimos com a comunidade.